Devo oferecer Plano de Saúde ou Assistência Médica?

Plano de Saúde ou Assistência MédicaEsses dias, encontrei um amigo corretor, em um fórum de seguradora. Fazia um tempo que não nos falávamos, e percorremos aqueles assuntos triviais né: Como está sua corretora? Como está o mercado? Fechando bem o ano??

Nisso, ele me passou que só trabalhava com Automóvel e Residência e queria ampliar suas possibilidades, explorando sua própria carteira.

Percorreu que saúde poderia ser um ponto legal, visto que conhecia bem sua carteira e o perfil dos segurados.

Mas ficou com uma dúvida, visto que a primeira pessoa que ligou lhe questionou: Mas é seguro ou plano de saúde???

Percebi que essa é uma pergunta recorrente dos segurados e, ao começar a vender, seria interessante ter ideia do que é, para poder apresentar o melhor serviço.

 

Vamos lá então:

Seguradoras X Medicina de grupos (Assistência Médica)

Reembolso

  1. Seguradora - Obrigada a dar reembolso
  2. Medicina de Grupo - Pode dar ou não. É uma opção dela


Rede Própria

  1. Seguradora - Não pode ter
  2. Medicina de Grupo - Pode ou não ter. A maioria tem

ANS

  1. Seguradora - Gerenciada/Regulada por ela
  2. Medicina de Grupo - Gerenciada/Regulada por ela

SUSEP

  1. Seguradora - Gerenciada/Regulada por ela
  2. Medicina de Grupo - Não Gerenciada/Regulada por ela

 

Essas são as diferenças principais dessas empresas. Essa é a regra.

Ai veio a pergunta: Qual então é melhor eu oferecer aos meus segurados??? Seguradora, que têm reembolso e a Susep regula?? Medicina de Grupo, que tem hospital próprio??

E começamos a analisar como essas empresas se adaptaram ao mercado, para apresentar o melhor produto e serviço, dentro desses itens apresentados acima.

 

Veio uma outra questão dele, pois me disse que um amigo, dono de empresa, possuía um produto de seguradora, mas sem reembolso! Como isso é possível?

E esse é o ponto que devemos colocar atenção, pois, como disse acima, o mercado se adapta. Com esses diferenciais todos, as Seguradoras abriram cadastros de Medicina de Grupo e as Medicinas de Grupo, criaram cadastros de Seguradora.

 

O que isso quer dizer?? Quer dizer que todo mundo consegue entregar qualquer tipo de proposta hoje em dia!

Na prática, o que isso representa? Representa uma maior flexibilidade comercial para as Seguradoras.

 

Exemplos:

  • Uma seguradora pode ter Hospitais próprios em sua rede
  • Uma seguradora pode vender um plano, sendo parte dele no cadastro de Seguradora, com obrigatoriedade de Reembolso, e parte dele no cadastro de Medicina de Grupo, sem reembolso.

 

Resumindo, hoje em dia, na prática, quase não existe mais diferenças perceptíveis ao segurado e ao corretor, para comercialização e utilização desses produtos.

Mas então, como escolher com quem trabalhar, me perguntou?

 

Simples, use os mesmos padrões que sempre usou, ao ofertar um seguro de carro ou residência:

  • Entenda quais produtos atendem melhor seu público
  • Quem presta melhor serviço, principalmente pós venda
  • Relação Custo X Benefício
  • Quem você tem um melhor relacionamento, pois isso ajudará muito em caso de problemas

Resumindo, sempre vá atrás de quem tem um produto bom, mas, principalmente, de quem pode lhe atender da melhor maneira possível, pois, no final do dia, o que importa para o segurado é a sua capacidade de atender suas demandas e entregar sempre o melhor.

Pelo que sei, focou no saúde e está crescendo, gradativamente neste segmento.

 

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Luís Henrique Forster
Luís Henrique Forster 
Sócio da Forster Seguros, trabalhando com seguros há mais de 25 anos
 
Atua na linha comercial e estratégica da Forster Seguros, Especialista em Linhas Financeiras (Responsabilidade Civil) e Benefícios (Vida, Saúde)
Formado em Adm de Empresas, Pós Graduado em Marketing de Varejo e Marketing de Serviços.
Sócio da Plataforma Digital PDVBox e da Solution4Fleet.
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Categoria: Seguro Saúde

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