Vale a pena mexer em plano de saúde?

6 pontos para se colocar atenção.

 


Vale a pena mexer em plano de saúde?Hoje um amigo me ligou, querendo cotar seguro saúde para seus pais e irmã.

Eles possuem um plano Sulamérica Individual (Pessoa Física) e querem melhorar a rede de hospitais.

A operadora não tem interesse em mexer nesses planos, uma vez que não comercializa mais planos individuais e, assim, a saída seria migrar para um plano Pessoa Jurídica.

Essas conversas sempre envolvem alguns fatores, que gosto de listar e percorrer SEMPRE, para que a decisão seja tomada com a máxima consciência.

 

1. Custos

Realmente é uma análise a ser feita, mas, nesse caso, está em segundo plano, visto os ítens abaixo que percorrerei

 

2. Carências

Pelo fato dos pais terem mais de 59 anos, esse ponto é sempre muito importante serem percorridos, antes mesmo do custo. Caso algum deles tenha alguma Doença pré Existente, poderão ter carências de 24 meses, o que pode ser algo impeditivo para a mudança.

 

3. Segurança

O grande motivo das seguradoras não oferecerem mais planos individuais, está na questão da segurança dele. Diferente dos planos PME (pessoa jurídica), os planos individuais não podem ser cancelados pela seguradora, mas somente pelo próprio segurado.

Além disso, os % de reajuste desses planos são menores que os de PME.

 

4. Aceitação

Como existem pessoas acima de 59 anos, sempre é importante analisar a aceitação do mesmo, antes do cancelamento do plano atual.

 

5. Migração

Sempre sugiro que, antes de cancelar o plano atual, esperar para ver se o atual foi aceito e, assim, pedir o cancelamento. Como as operadoras, normalmente, pedem 60 dias de aviso prévio, essa 'conta' de quando pedir a emissão e vigência do novo, tem que ser muito bem alinhada, para que o segurado não fique um dia sequer descoberto.

 

6. Desgaste da mudança

Pode não parecer, mas uma mudança de plano de saúde é algo muito sensível dentro da empresa. Percorrer com o RH se esse barulho que pode gerar a troca vai ser positivo é algo para se colocar no radar.

 

Além disso, é importante que saibam quais os hospitais e laboratórios fazem parte da rede nova, para que a decisão seja mais assertiva.

E no final, rezar para que tudo dê certo ... costumo dizer que plano de saúde testa o reino de todas as possibilidades ... nunca sabemos o que poderá vir no dia a dia.

Lembrando que é mais SEGURO na FORSTER!

#émaisseguro #segurosaúde #saúde #seguros #proteção #familia

 


Luís Henrique Forster
Luís Henrique Forster 
Sócio da Forster Seguros, trabalhando com seguros há mais de 25 anos
 
Atua na linha comercial e estratégica da Forster Seguros, Especialista em Linhas Financeiras (Responsabilidade Civil) e Benefícios (Vida, Saúde)
Formado em Adm de Empresas, Pós Graduado em Marketing de Varejo e Marketing de Serviços.
Sócio da Plataforma Digital PDVBox e da Solution4Fleet.
Trabalhe com mais tranquilidade - Conheça a Forster Seguros

 Luís Henrique Forster  Colunistas  Mensagem


Categoria: Seguro Saúde

Publicado em:

Redes Sociais