Por que precisamos contratar um seguro Ambiental?

O papo de hoje foi com a especialista Nathalia Gallinari - Gerente de Responsabilidade Civil e Ambiental da AIG, que trouxe um pouco da sua experiência de mercado, para o nosso portal. Espero que aproveitem e que seja útil à todos.

 

Por que precisamos contratar um seguro Ambiental, se já temos uma apólice de RC na empresa?

A cláusula de poluição súbita dos produtos de Responsabilidade Civil Geral são muito limitadas do ponto de vista ambiental, uma vez que visam amparar, exclusivamente, os Danos Corporais e Materiais sofridos por terceiros em decorrência de um evento de poluição súbita. Não há nenhum amparo para o próprio segurado, tampouco para Danos Ambientais em si, ou ainda, para eventos que ultrapassem as 72 horas enquadradas como 'poluição súbita'.

Já uma apólice específica de Risco Ambiental oferece amparo aos Custos de Limpeza e Remediação na localidade do próprio segurado, não possui limitação temporal, ou seja, amparam eventos súbito e graduais, também cobre os Danos a terceiros em decorrência da poluição também sem limitação temporal e ainda, é extensiva aos Danos aos Recursos Naturais em si, ou seja, fauna, flora, recursos hídricos.

 

Entendi. Mas então, qual o gatilho para a cobertura?

Diferente do produto específico de RC Geral, cujo gatilho é a reclamação de um terceiro, o seguro ambiental tem como gatilho principal a liberação de um material poluente ou contaminante, seja ele sólido, líquido ou gasoso.

 

O que é Poluição Súbita?

São eventos identificados e controlados em até 72 horas após o seu início.

 

Onde ele se aplica então, para que as pessoas possam identificar se a sua empresa possui esse risco?

Praticamente todos os segmentos da indústria e serviços possuem risco ambiental, uma vez que, por menor que seja o negócio, normalmente ocorre a geração de resíduos, o uso de combustíveis - ainda que em pequeno volume para fins de geração de energia, ou ainda emissões atmosféricas - como poeira e material particulado. Elaboramos um Guia de Avaliação de Riscos Ambientais, disponível no blog Negócio Seguro AIG, que pode contribuir para que as empresas analisem sua operação e conheçam alguns dos riscos a que estão expostas.

 

Teria algum exemplo de sinistro para nos contar?

Temos muitos exemplos de sinistros e dicas de prevenção de risco disponíveis no nosso blog Negócio Seguro AIG. Trazemos os especialistas da AIG e grandes nomes do mercado para apresentar histórias de riscos e as soluções para cada tipo de atuação. Explorem nossos podcasts, vídeos e artigos AQUI.

Porta-voz: Nathalia Gallinari, Gerente de Responsabilidade Civil e Ambiental, da AIG

 

#ehmaisseguro #seguroambiental #poluiçãosubita #AIG #seguradora #ambiental

 

 

 

 


Categoria: RC Ambiental

Publicado em:

Redes Sociais