Quais produtos amparam os profissionais da área médica, no seu dia a dia?
Toda vez que conversamos com profissionais da área médica, gostamos de mostrar as possibilidades de cobertura existentes, para que eles tenham consciência do que existe no mercado para seu amparo.
Vamos percorrer alguns deles.
-
DIT - Diária por Incapacidade Temporária
Esse produto normalmente pode ser contratado, junto com uma cobertura de vida (Morte Natural e/ou Acidental).
E o que seria essa cobertura?
Caso você fique afastado de suas atribuições profissionais, por tempo determinado, poderá usar dessa cobertura para suprir suas necessidades financeiras, como seus custos fixos, por exemplo.
Em havendo um afastamento, por doença ou acidente, poderá entrar com o pedido de indenização junto à seguradora, para receber o valor contratado, pelo tempo que ficar afastado.
Aqui vale colocar atenção no prazo máximo de indenização de sua apólice, pois existem diferenças entre as seguradoras.
Esse produto possui franquia, um prazo que não é coberto, antes de começar a receber o benefício. Ele segue um pouco a linha do INSS, de 10 dias de franquia. Existem seguradoras que dão franquias reduzidas também.
-
Majoração
Ainda na linha do seguro de vida, essa extensão de cobertura vai garantir 100% do capital segurado contratado para a cobertura de invalidez permanente (total ou parcial), em caso de lesão nos órgãos ou membros majorados, decorrentes de acidente coberto.
O que isso quer dizer?
A cobertura de IPA - Invalidez por Acidente, ela segue uma tabela percentual relacionada a cada membro, em caso de acidente. Exemplo, a perda de um membro representa o ganho de x% do valor total da garantia contratada.
No caso da majoração, alguns pontos como perda de olho, anquilose de cotovelo e perda do dedo indicador, o valor a ser recebido é majorado e o segurado receberá 100% do valor contratado.
-
Sucessão Empresarial
Muitos médicos são sócios de clínicas, empresas no ramo e, em caso de falecimento de um dos sócios, os herdeiros podem querer assumir. Entretanto, em alguns casos, esses herdeiros podem não ter a experiência e formação necessária para isso.
Para minimizar riscos como esses, esse seguro entra como uma solução.
Basicamente ele é uma apólice de vida, que a empresa faz, deixando a empresa como beneficiária do capital contratado e, em conjunto a isso, a inclusão de uma cláusula no contrato social, definindo que esse valor recebido pela empresa, é única e exclusivamente destinado a "pagar" para os herdeiros do sócio falecido, pelas cotas de sociedade dele.
Assim, os herdeiros podem ter seus direitos mantidos e os demais sócios podem continuar suas atividades sem que os herdeiros assumam parte do controle acionário da empresa.
-
RCP - Responsabilidade Civil Profissional
Para o profissional na pessoa Física
É o seguro para ações judiciais de pacientes (ou herdeiros ou representantes) pleiteando indenização por danos materiais, estéticos, corporais e morais, decorrentes de alegados "erros médicos" praticados pelo segurado ou profissionais sob sua responsabilidade.
Resumindo, é o seguro que vai proteger o profissional, pelas possíveis falhas profissionais que venham a acontecer no seu dia a dia.
Onde e por que ocorre a má prática?
-
Onde?
-
Procedimento cirúrgico
-
Diagnóstico
-
Tratamento
-
Medicação
-
Por quê?
-
Imperícia - não ter a capacidade técnica adequada
-
Imprudência - atuar sem precaução, precipitado
-
Negligência - é a falta de ação diante de circunstâncias que a exigem
-
Público Alvo - Profissionais Liberais
-
Médicos
-
Dentistas
-
Enfermeiros
-
Psicólogos
-
Fisioterapeutas
-
Nutricionistas
-
Fonoaudiólogos
- Veterinários
-
Para o profissional na pessoa Jurídica
Existe também uma linha de produtos, destinada à PJ do médico!
Ele vai dar a mesma proteção Profissional, mas voltada para a empresa, caso essa venha a sofrer alguma reclamação, oriunda de uma falha profissional.
-
Empresas
-
Hospitais
-
Clínicas
-
Laboratórios
-
Home Care
-
Cyber - Proteção de dados
Sabemos que os profissionais da área médica possuem muitas informações de seus pacientes e, também, são responsáveis pela guarda desses dados.
O seguro de Cyber foi criado para esse fim: dar proteção e suporte a todos os profissionais e empresas, que possuem dados em sua guarda.
Este produto ainda não possui cobertura para profissionais liberais, mas somente para PJs. Mas acreditamos que o tempo deverá mudar isso, e expandir a cobertura para outros segmentos e perfis.
Para entenderem um pouco mais o que ele cobre, segue abaixo a linha do tempo de uma reclamação, da nossa parceira AIG Seguros.
-
Property - Seguro do Consultório e Clínica
O patrimônio físico do profissional é algo que também deve ser prevenido.
O seguro patrimonial do consultório, clínica, hospital, etc pode ser feito, com coberturas específicas para o segmento, dando a proteção ao local e aos equipamentos.
Coberturas como danos elétricos, roubo, incendio, perda de aluguel e muito outros, fazem parte desse seguro, garantindo assim, tanto o local de trabalho, quanto seus equipamentos utilizados no dia a dia.
Categoria: RC Profissional
Publicado em: 02/02/2021