Carro extra para terceiro? Terceiro usa o carro como fonte de renda?
Como resolver isso em caso de sinistro?
Uma dúvida muito comum que aparece nos casos de sinistro, envolvendo terceiros, é a questão do carro extra ou dos 'lucros cessantes' do terceiro, quando o terceiro alega que:
- Depende do carro;
- Que usa o carro como fonte de renda/comercialmente;
- Que não pode ficar a pé, etc.
O seguro de RCF-V não contempla carro extra para o terceiro, na grande maioria das cias, pois temos até algumas cias que nos dão algumas opções para isso, como é o caso da Porto Seguro, por exemplo.
Vemos muitos terceiros até 'ameaçando' os causadores do acidente, querendo usar de força para conseguir alguma coisa. Mas realmente o melhor caminho ainda é o diálogo entre as partes.
Como solução para isso temos:
- Caso o terceiro realmente use seu carro profissionalmente, ele deve agrupar toda a documentação comprobatória (oficial), e entregar para que a cia possa analisar e, se estiver tudo de acordo, indenizá-lo pelo período em que o carro ficou impossibilitado de rodar. O seguro de RCF tem essa possibilidade;
- Caso o segurado tenha feito um seguro, cuja cláusula de assistência 24hs/Carro Extra contemple carro extra para o terceiro, ele poderá fazer uso disso desde que o conserto do carro do terceiro tenha um valor superior à franquia do carro do Segurado (somente nas cias que possuem este tipo de contratação);
- Já tivemos alguns casos onde o sinistro ocorreu dentro da mesma seguradora, ou seja, segurado e terceiro tinham suas apólices na mesma companhia. Neste caso, o terceiro pode acionar o carro extra da sua própria apólice, mesmo não tendo que acioná-la para o conserto do seu carro;
- Caso o cenário do sinistro não esteja em uma das opções acima, o bom diálogo é sempre a melhor opção para uma solução desta situação.
Por isso que vale mais um seguro bem feito, com um corretor que entende, do que uma busca pelo menor preço, muitas vezes na internet, e achar que está com um belo produto contratado.
Categoria: Auto
Publicado em: 05/10/2020