Mudando para Melhor

Certa vez fomos indicados por um #amigo, para cotarmos o seguro de frota de uma empresa alemã que estava se instalando no Brasil.

Fomos até a empresa e percorremos cada ponto do seguro de auto, tanto individual como frota. Cada detalhe foi explicado, cada cobertura, exemplos de sinistro e também exemplos de fraude (infelizmente é algo que em nosso mercado existe muito ainda)

De tempos em tempos eu parava para olhar o rosto do diretor que estava me ouvindo, e percebia que a feição dele estava um pouco confusa; segui em frente até que terminei a apresentação.

Aí perguntei: Alguma dúvida?

Quando ele respondeu: 'Nossa, como o Brasil é diferente! Para mim é muito difícil entender esse mundo do seguro por aqui, pois temos outra forma de pensar em relação ao próximo'.

Nessa hora eu o questionei a respeito de como as coisas funcionavam lá no país dele, e logo na primeira observação eu já percebi a grande diferença.

-'Lá no meu país, o primeiro pensamento em qualquer coisa é no terceiro, ou seja, o primeiro seguro que eu contrato é para proteção dos terceiros. Só depois eu vou me ocupar com o meu. Pensando nisso, como eu consigo fazer uma apólice de $ 1.000.000,00 para proteção de terceiros?'

Naquela hora, além do aprendizado, eu percebi que a grande diferença estava na formação/educação das pessoas, pois infelizmente no nosso dia a dia, muitas vezes ouvimos:

 'Quero proteger o meu, o que é do outro é problema dele'

 'Faz somente R$ 10.000,00 de terceiros pois meu carro é muito baratinho e eu não bato'.

Claro que não podemos generalizar, porém como o princípio do seguro é o mutualismo, onde muitos pagam para poucos usarem, quando há uma das partes que só pensa em benefício próprio, todo o sistema desequilibra, fazendo com que algumas variáveis possam acontecer:

 Dificuldade em redução dos custos do seguro

 Não aceitação de algum tipo de seguro

 Sinistro acontecido não seja indenizado...

Felizmente estamos vendo que nesse novo momento, existe uma tendência de mudança desse tipo de pensamento egoísta. Vemos que existem pessoas já pensando mais no #coletivo, em ações e trabalhos #cooperados, o que pode gerar grandes mudanças no mercado como um todo.

Todos se ajudando para que o mundo seja cada vez melhor.

 


Guilherme Forster
Guilherme Forster 
Sócio da Forster Seguros, trabalhando com seguros há mais de 25 anos
 
Formado em Administração de Empresas pela ESPM e certificado pela SUSEP. Possui mais de 25 anos de atuação no mercado segurador, como sócio da Forster Seguros. 
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Categoria: Auto

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