Será que Vale a Economia?
Temos ouvido várias pessoas comentarem sobre reduções nas proteções do seguro de automóvel.
- Reduções do período da apólice, já que em tempos de pandemia não se usa muito o carro;
- Reduções de coberturas, já que o tempo de uso do carro é menor, o risco de acontecer um acidente também é menor;
- Reduções na km da assistência 24hs, já que o tempo de uso do carro é menor e a distância percorrida também será menor; etc.
Particularmente, eu vejo este tipo de movimento como algo a ser pensado sob outros aspectos, se formos olhar o seguro como uma proteção e não meramente um custo.
Uma hora a conta pode chegar!
Para termos uma idéia, gostaria de colocar aqui dois fatos, verídicos, para pensarmos:
Existem muitas seguradoras/corretoras oferecendo Assistência 24hs com limite de km de apenas 400, 300 e até 200 km, para que isso seja uma economia no seguro do cliente, e que ela consiga atender ao desejo do consumidor. Porém, quando colocamos isso, realmente, na ponta do lápis, vemos que nem sempre é uma economia.
Por vezes, a diferença de preço de um seguro com 400 km de guincho, para outro com km ilimitada, é de R$ 130,00 no ano, mas, a remoção de um carro por 1500 km, pode custar até R$ 10.000,00, de guincho, demorando até 2 dias ou até R$ 2.000,00, de cegonha, demorando perto de 1 semana.
-'Ah, mas eu não fui para nenhum lugar a 1.500km distante da minha casa!'
Nosso cliente também achava que não!
Outro fato importante de ser ressaltado, está na cobertura de RCF (Danos Materiais e Corporais a Terceiros), que muitas apólices vêm sendo comercializadas com R$ 50.000,00 apenas, em cada cobertura.
Caso haja um acidente, por culpa do segurado, e o(s) valor(es) do(s) conserto(s) do(s) outro(s) carro(s) fique(m) superior(es) a isso, o segurado tem que pagar a diferença com recursos próprios.
Para se ter uma idéia, a diferença de custo de R$ 50.000,00 de DM e DC, para R$ 100.000,00 cada, por vezes não chega nem a R$ 100,00 no ano.
Compensa?
Certa vez vivenciamos um processo destes com uma segurada, que foi terceira de um rapaz cuja apólice contemplava apenas R$ 50.000,00 de D.M. A batida no Corolla (0km) da nossa cliente foi tão forte que deu Perda Total. Quando ligamos para o corretor da outra parte para vermos quem pagaria o prejuízo da nossa cliente, a resposta foi clássica:
'Eu fiz apenas com R$ 50.000,00 para não perder o cliente e agora ela não tem verba suficiente na apólice para arcar com este prejuízo, muito menos recursos próprios para isso. Aciona pelo seguro da sua cliente, para que o meu cliente não tenha que pagar do bolso?!'
Infelizmente esta realidade, que já existia, vem sendo cada vez mais frequente nos últimos tempos. Corretores iniciantes, achando que precisam 'atender' o cliente a todo e qualquer custo, abrem mão da qualidade da prestação do serviço, por conta da quantidade.
Categoria: Auto
Publicado em: 15/09/2020