Movimento do mercado de Seguros

 

Estamos vendo uma movimentação interessante no mercado de Seguros.

 

Diversos players entrando no jogo, sejam Seguradoras, MGAs, Sandbox, Insurtechs e afins, bem como algumas "se livrando" de ramos que não se interessam muito.

Ficamos aqui pensando em como se assentará o mercado, depois de toda essa movimentação, uma vez que o grande desafio está em entender como se comportará o novo consumidor, ou como entregar novas ideias, a um consumidor mais tradicional!

Em uma conversa esses dias, nos questionaram qual seria a Insurtech que mais admiramos!? Claro que respondi a PDVBox, Insurtech que faz parte do nosso grupo, mas essa provocação me fez deliberar sobre o assunto.

Realmente não temos visto nada de muito diferente e inovador por aí, que chamasse de fato a nossa atenção. Temos visto muitas empresas trazendo a vontade de trabalhar nesse mercado, gigante e ainda pouco explorado, mas que de certa forma ainda tem muito que amadurecer.

E esse amadurecimento passa pela cultura das grandes companhias, que começaram a entender o movimento, e trouxeram novas peças e empresas para dentro de seus conglomerados, com o desejo de surfar essa onda de inovação e tecnologia.

Mas de fato isso tem acontecido? Ou até, quanto tempo iremos ainda ver antigos costumes sendo empurrados em ideias novas?!

Quantas vezes nos deparamos com a "digitalização" de produtos, onde simplesmente a empresa pega o mesmo modelo, mesma experiência, mesma venda do offline e migra para o online! 

Temos um viés na criação de novos produtos e novas formas de se vender o seguro, e nessa jornada, temos a oportunidade de conversar com a turma atuarial das seguradoras. O que vemos é um pessoal super qualificado, mas querendo colocar o conceito adquirido nos últimos 20 anos, em ideias que apareceram agora, da mesma maneira que sempre fizeram. Um pouco da zona de conforto né! Aí pensamos, isso é algo deles, ou ainda é cultura das seguradoras, que se acostumaram a ser seguidoras e não pioneiras.

E nosso ponto de discussão com essa turma sempre foi pautado em: Vamos usar todo o conhecimento adquirido para criar o Futuro, pois o Futuro é AGORA!!! E não tentar empurrar algo pronto, da prateleira.

Uma vez ouvi um grande amigo contar uma história, que retrata muito bem isso. Estavam construindo umas passarelas em um clube, quando um dos responsáveis perguntou a esse amigo, onde deveriam construir essa passarela. Resposta: Deixa ver onde gasta a grama, é ali que todos preferem passar, e é ali que se deve construir essa passarela!!!

Fantástico, entender o mercado, reconhecer as necessidades, construir caminhos novos, dentro de uma jornada que já se mostrou como sendo necessária.

Onde será que a grama está sendo gasta em nosso mercado? Será que estamos pavimentando caminhos onde os consumidores não passarão? Ou será que estamos pensando de forma disruptiva, e mostrando a necessidade a esses segurados, que nem sabem ainda que as têm?!

Independentemente de tudo isso, seguimos acompanhando todos esses movimentos, entendendo com os erros e acertos de alguns o que poderia ser diferente, e absorvendo conhecimento de todas essas experiências.

 

Vamos em frente!

 


Luís Henrique Forster
Luís Henrique Forster 
Sócio da Forster Seguros, trabalhando com seguros há mais de 25 anos
 
Atua na linha comercial e estratégica da Forster Seguros, Especialista em Linhas Financeiras (Responsabilidade Civil) e Benefícios (Vida, Saúde)
Formado em Adm de Empresas, Pós Graduado em Marketing de Varejo e Marketing de Serviços.
Sócio da Plataforma Digital PDVBox e da Solution4Fleet.
Trabalhe com mais tranquilidade - Conheça a Forster Seguros

 Luís Henrique Forster  Colunistas  Mensagem


Categoria: Corretor

Publicado em:

Redes Sociais