O que está sob meu domínio, consigo prometer!
Quantas vezes você já se viu prometendo entregar algo que não depende única e exclusivamente de você?
Esse é um ponto importante para se colocar atenção, principalmente para quem ainda depende de uma séries de fornecedores e parceiros, como nós do no universo de seguros.
Vejam, para se fechar um seguro, temos algumas fases a serem percorridas, como por exemplo:
- Contato com segurado
- Aqui teremos o entendimento da real necessidade
- Cotação
- Entendendo o que o segurado precisa, entrar em contato com seguradoras e/ou multicálculos, para obter os custos por seguradora
- Compilação
- Montar a proposta final, para ser apresentada
- Segurado define o que quer
- Fechamento com a Seguradora indicada
- Documentação necessária
- Emissão
- Pagamento
E depois de tudo isso, ainda temos outros ciclos, como sinistros, endossos, acertos de valores, inclusões e exclusões, papelaria (para quem ainda envia), cobertura, etc.
Dentro disso, existem procedimentos que fogem da nossas mãos e que não conseguimos garantir um SLA. Por mais que as seguradoras tenham prazos de retorno definidos, ou deveriam ter, isso está cada vez mais em desuso.
Temos visto processos de cotação durarem o absurdo de 30 dias, para produtos que já tiveram um período máximo de 72 horas de retorno.
Fora os fatos externos que podem ocorrer, como o caso do ataque cibernético sofrido por uma grande seguradora esses dias, que tirou o sistema do ar e ainda não foi estabilizado.
Como mitigar isso? Como prometer que vai conseguir algo, sabendo desses pontos?
Ao meu ver, temos que usar a experiencia vivida como ponto positivo, tanto na hora de prometer, quanto na hora de resolver como cumprir a promessa.
Quando for apresentar seus serviços, importante mostrar o que é processo seu e o que depende do retorno de alguém. A transparencia é, e sempre será, uma grande aliada de seu trabalho e crescimento.
Além disso, conheça as pessoas do meio em que você faz parte, pois isso pode fazer a diferença entre o entregar e o perder. Ao conhecer as pessoas e os processos, poderá decidir de forma rápida qual atitude tomar, para que o segurado tenha o mínimo de prejuízo. No caso do sistema cair, você saber com quem falar para resolver isso de forma manual, ou por outros caminhos.
Como temos atualmente uma leva de consumidores cada vez mais exigentes e impacientes, o modelo de entrega tem que ser muito bem ajustado à isso.
Porque no final do dia, o nosso grande diferencial está nisso, no serviço prestado, na resolução de problemas, na entrega do produto mais assertivo.
Vamos em frente, Juntos!
Categoria: Corretor
Publicado em: 20/10/2021