Sou consultor e tenho meu D&O, estou coberto 100%?
Essa é uma questão bem importante de colocarmos atenção, visto que fazemos nossos seguros para podermos ter a tranquilidade no dia a dia de trabalho.
E esse ponto colocado é algo que tem que ser muito bem percorrido, pois algumas empresas e pessoas podem ter surpresas, caso algum sinistro aconteça.
Qual a finalidade de se contratar um seguro de Responsabilidade Civil para Administradores, Gestores e Diretores, se não a proteção da pessoa física dos mesmos, em caso de alguma falha de gestão, na função de suas obrigações rotineiras de trabalho, na sua empresa?!
Maaaaaaassss, vamos usar um exemplo para entender um pouco mais, como algumas modalidades de empresas e serviços podem escapar dessa regra acima.
- Marcos tem uma empresa de consultoria financeira
- A MCA Consultoria Ltda
- Ele presta serviços para a empresa ABC e para a empresa XYZ
- A empresa ABC possui seguro de D&O e a XYZ não.
Marcos contratou um seguro de D&O para sua empresa MCA Consultoria Ltda, e agora sente-se tranquilo para trabalhar e prestar seus serviços.
Certo dia, a empresa ABC recebe uma notificação por uma falha no seu processo financeiro, e os sócios são arrolados, juntamente com Marcos, que está prestando seus serviços lá dentro.
Ele se sente tranquilo, pois tem o seu seguro e a empresa também tem. Entretanto, veremos que não é bem assim.
O seguro da empresa ABC vai proteger quem? Vamos entender qual a definição de Pessoa Segurada:
Conselheiros, Diretores e/ou Administradores da Sociedade, atuais, passados e/ou futuros (inclusive empregados, caso haja uma reclamação de ato(s) danoso(s) supostamente cometido(s) pelo empregado em razão do exercício das funções de Diretor ou Conselheiro da Sociedade).
Sociedade inclui o Tomador do Seguro e todas as suas Controladas (para reclamações no âmbito da cobertura C - mercado aberto de capitais).
Vejam, a MCA Consultoria não faz parte nem da definição de Pessoa Segurada, nem da Sociedade, então Marcos está descoberto nesse sinistro.
Mas aí você pode pensar, a MCA tem o seu próprio seguro, não é? Sim tem! Mas a origem da notificação ou ação veio da empresa ABC, assim, o seguro da MCA também não irá amparar Marcos.
Mas então como resolver esse ponto? .jpg)
Existem alguns caminhos que podem ser percorridos com as seguradoras, como por exemplo:
- A seguradora elencar na apólice da MCA, quais são as empresas que eles atuam, para que sejam co-seguradas em sua apólice
- Fazer o mesmo com a empresa ABC, solicitando que a empresa MCA seja co-segurada dentro de sua apólice de D&O.
- Opção de endosso de Direção Externa. É uma cláusula adicional negociada para cobrir um diretor específico ou outra empresa na qual os administradores possam ser apontados como gestores. Cobre apenas os apontados pela empresa contratante do D&O, não a diretoria completa da Consultoria.
O fato é, temos que conhecer muito bem quem são nossos segurados, suas atribuições e, claro, como são os produtos que iremos ofertar, para que não haja surpresas no meio do caminho.
Vamos em frente!
Categoria: Corretor
Publicado em: 10/06/2021