Seguro para carro antigo e de colecionador!?

Seguro para Carros AntigosEstá aí uma modalidade de seguro muito particular. Carros antigos e de colecionadores, são, muitas vezes, objetos que passam longe do interesse de seguradoras. Isto acontece por algumas questões:

  • Dificuldade de encontrar oficina especializada no reparo;
  • Dificuldade de encontrar peças, oficiais, para reposição;
  • Valor do bem, na maioria das vezes, é abstrato;
  • Alto risco de sinistro (pois infelizmente há um mercado 'paralelo' de peças muito aquecido);
  • etc.

Diante disso, em uma primeira análise, a cias não tem apetite para este risco, porém, para que o cliente não fique sem proteção, algumas cias acabam aceitando apenas cobertura de RCF-V (terceiros).

Pelo fato deste tipo de veículo, em sua maioria, não ter uma tabela que apresenta o seu valor de mercado (como uma tabela FIPE), muitas vezes a companhia não consegue mensurar se aquilo vale mesmo aquele valor, ou é muito mais um valor 'sentimental' do dono do bem.

Atualmente vemos um movimento de uma seguradora surfando esta onda, que trás um grande volume de carro, onde ela apresenta um produto capaz de atender grande parte dos clientes. Ela apresenta uma cobertura de Perda Total a Valor Determinado (o valor do bem é determinado no ato da contratação do seguro, e garantido durante a vigência inteira, sem variação), ou seja, já é uma acitação a mais do que existia há alguns anos.

Caso você seja proprietário de um carro nesta linha, com interesse em contratar seguro para perda parcial, por colisão, terá que aguardar mais um pouco.

 

Guilherme Forster
Guilherme Forster 
Sócio da Forster Seguros, trabalhando com seguros há mais de 25 anos
 
Formado em Administração de Empresas pela ESPM e certificado pela SUSEP. Possui mais de 25 anos de atuação no mercado segurador, como sócio da Forster Seguros. 
Trabalhe com mais tranquilidade - Conheça a Forster Seguros

 Guilherme Forster  Colunistas  Mensagem


Categoria: Pessoa Física

Publicado em:

Redes Sociais