Conhece um pouco do mercado de Seguros para o Agronegócio?

 

Mercado que está em grande crescimento, e que merece um pouco de atenção e conhecimento, por parte dos corretores.

 

Sempre batemos na máxima que o corretor que conhece, mesmo que superficialmente, de quase todas as modalidades de seguro, conseguirá reter e cativar mais os seus segurados, impedindo que outro corretor entre em sua carteira.

 

E é de suma importância acompanhar os grandes movimentos econômicos do país, pois sempre existirão oportunidades neles.

 

Se compararmos o ano de 2019 com 2020, podemos perceber esse crescimento mencionado, pelo gráfico abaixo.

 

 

Podemos ver um crescimento aproximado de 45%, em valores de Prêmios Ganhos, neste período. Algo bem representativo para a economia brasileira, que pode ser analisado no conteúdo abaixo apresentado.

 

Segundo o site O Globo - G1, O Produto Interno Bruto (PIB) do agronegócio teve uma expansão recorde de 24,31% em 2020, informou a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) nesta quinta-feira (11), em nota.

Com esse resultado, o setor ampliou para 26,6% sua participação no PIB total do país no ano passado, contra 20,5% em 2019.

 

Analisamos um pouco dos números desse mercado, e vimos que algumas seguradoras se destacaram em 2020, justamente pelo crescimento desse setor, como a FairFax.

 

Segundo matéria do site JRS, 'O prêmio agrícola da seguradora saltou de R$ 89,1 milhões, em 2019, para R$ 227,3 milhões no ano passado, o que representa um avanço de 155%, segundo dados divulgados em fevereiro de 2021 pela Superintendência de Seguros Privados (Susep).'

Atualmente, a unidade de agronegócios da seguradora oferece as modalidades seguro agrícola multirrisco grãos, seguro garantia de receita agrícola, seguro agrícola uva, seguro pecuário, seguro aquícola, seguro de florestas e seguro de animais (equinos).


Algumas modalidades deste tipo de seguro, analisadas da Swiss RE.

 

  • Quebra de Safra

 

Conhecido também como Crop-Shortfall, este seguro é indicado para clientes cujos negócios estão sujeitos à volatilidade da produção agrícola ou pecuária de uma região específica.

Além de cobrir a produção contra riscos climáticos, ele também protege o segurado contra perdas causadas por pragas e doenças que possam afetar a área onde está localizada a plantação.

 

  • Agricola Multi risco

 

Também conhecido como MPCI (Mult-Peril Crop Insurance), o seguro do tipo multirrisco é mais presente em países com forte participação do Estado, no apoio ao desenvolvimento do seguro rural, como por exemplo nos EUA, Espanha e México.

No Brasil, esse tipo de seguro é o mais contratado quando se trata de grãos como milho, soja, trigo e de culturas industriais, como algodão e cana-de-açúcar.

 

  • Agrícola de Receita

 

Esta solução é baseada no conceito do seguro multirrisco tradicional, ou seja, cobre a plantação contra perdas causadas pelos principais eventos climáticos e traz como grande diferencial a cobertura para variação de preço. Com ela, protegemos a renda do produtor rural não apenas em relação aos riscos ligados à produção, mas também àqueles relacionados à volatilidade do preço da commodity.

 
  • Agricola de Riscos Nomeados

 

Com o seguro agrícola contra riscos nomeados, protegemos plantações contra perdas causadas por eventos climáticos específicos, ocorridos durante a vigência da apólice.

Este tipo de seguro é muito usado em outros países para culturas de grãos, como trigo, soja, milho e girassol, além de frutas e hortaliças. No Brasil, o seguro contra danos físicos é mais utilizado para frutas, hortaliças, fumo, arroz, trigo e milho.

 

  • Penhor Rural e Bens, Benfeitorias e Produtos Agropecuários

 

O seguro de Benfeitorias e Penhor se destina a soluções para bens diretamente relacionados às atividades agrícola, pecuária, aquícola ou florestal, conforme as presentes condições gerais,especiais e particulares.

 

  • Proteção Climática

 

O seguro agrícola é um tipo de serviço que protege o produtor rural de perdas decorrentes de fenômenos climáticos e adversos que afetam as lavouras.

 

Exemplo de coberturas:

 

Perda de produtividade da lavoura em decorrência de:

 

  • Chuvas excessivas

  • Incêndio

  • Queda de raio

  • Tromba d'água

  • Ventos fortes

  • Ventos frios

  • Granizo

  • Seca

  • Geada 

  • Variações excessivas de temperatura



Existe ainda a famosa Subvenção do governo. O que seria isso?

 

O Governo Federal pode subsidiar parte do seguro por meio do Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural. Produtores paulistas e paranaenses podem, ainda, contar com o auxílio da subvenção estadual para reduzir custos do seguro. 



Fontes

https://g1.globo.com/

www.jrs.com.br 

www.susep.com.br 

https://corporatesolutions.swissre.com/


Luís Henrique Forster
Luís Henrique Forster 
Sócio da Forster Seguros, trabalhando com seguros há mais de 25 anos
 
Atua na linha comercial e estratégica da Forster Seguros, Especialista em Linhas Financeiras (Responsabilidade Civil) e Benefícios (Vida, Saúde)
Formado em Adm de Empresas, Pós Graduado em Marketing de Varejo e Marketing de Serviços.
Sócio da Plataforma Digital PDVBox e da Solution4Fleet.
Trabalhe com mais tranquilidade - Conheça a Forster Seguros

 Luís Henrique Forster  Colunistas  Mensagem


Categoria: Pessoa Jurídica

Publicado em:

Redes Sociais