Porque não posso cobrir minha área jurídica dentro do meu seguro de RC Profissional?
As pessoas estão cada dia mais acostumadas com os produtos de Responsabilidade Civil, mas, mesmo assim, algumas perguntas sempre aparecem.
E uma delas é essa: Quero incluir dentro do meu seguro de RC Profissional, possíveis falhas do meu pessoal do Jurídico e do Financeiro!
Importante, para começarmos a percorrer esse tema, entender 2 conceitos primordiais desta apólice.
-
O que o seguro de Responsabilidade Civil Profissional cobre?
-
Ele cobre a Falha Profissional da sua empresa, baseada na atividade fim desta. Isso quer dizer que, se a sua empresa é de T.I., esse produto vai cobrir falhas profissionais de T.I, que venham a causar um prejuízo a um terceiro.
-
O que é Risco do Negócio?
-
É o risco que você assume ao ser empresário, de possíveis erros que possam acontecer dentro da sua operação, sejam eles financeiros, jurídicos, operacionais, comerciais, etc.
Isso quer dizer que nenhum Risco do Negócio está coberto?
Não. Mas com certeza alguns deles não estarão amparados na apólice de RC Profissional, mas sim, possivelmente, em outras como o seguro de D&O e o Gestão Protegida, além do Cyber, Fraude e RC Geral.
Lembrando que o D&O só irá cobrir a pessoa física e não a jurídica, por uma falha de Gestão, e o Gestão Protegida irá cobrir a Pessoa Jurídica, de assuntos que não sejam cobertos no RC Profissional, desde que atenda às exigências do produto.
Parece confuso né, mas se colocarmos atenção até que é simples, e podemos ajudar com um exemplo.
Empresa de Tecnologia quer contratar um seguro de RC Profissional, mas também pensa em proteger a empresa no caso de problemas que possam ter, oriundos das áreas Financeira/Contábil e Jurídica.
Como montar essa operação:
-
Contratar um seguro de RC Profissional para cobrir possíveis falhas profissionais, da parte de Tecnologia.
-
Contratar um seguro de D&O para cobrir a falha de Gestão de qualquer colaborador (incluindo FInanceiro, Contábil, Jurídico, Comercial, etc) . lembrando que esse produto cobre a Pessoa Física
-
Contratar um seguro de Gestão Protegida, para a proteção da empresa em possíveis ações contra ela, desde que não seja por motivos de falhas profissionais.
-
Seguro para riscos profissionais de Contabilidade, somente para empresas onde o serviço final seja contabilidade (CRC). O mesmo para a parte jurídica, onde existe a cobertura apenas se a empresa for de prestação de serviços jurídicos, advogados, com OAB. A "Atividade Fim" é que determina isso.
Funcionários CLT, de áreas específicas da empresa, caso cometam falhas, essas não teriam cobertura no produto, se não for da Atividade Fim dessa empresa, no produto RC Profissional.
Com isso você pode cobrir uma boa parte das possibilidades de notificações contra a empresa mas, vale ressaltar que, mesmo que contrate todos os produtos existentes no mercado, sempre um % de risco ficará descoberto.
Assim, quanto mais consciente for a sua escolha, melhor será.
Categoria: Pessoa Jurídica
Publicado em: 26/11/2020